Valorizar, criar, propor, transformar e fazer prosperar são verbos que desafiam diariamente o trabalho na Cria Rumo. Oferecemos a nossa experiência em Formatação de Produtos e Serviços Criativos para alavancar os negócios, a rentabilidade e a visibilidade de empresas em diferentes áreas da atividade econômica. Em 2019 participamos de diversos projetos de Formatação, contratados pelo SEBRAE, em diferentes localidades da Bahia. Conheça alguns deles:
 
Sítio do Galera (Mucugê – BA)
Desenvolvemos o roteiro para visitação da produção de frutas vermelhas livres de agrotóxicos como morangos, amoras e framboesas. O visitante tem acesso ao espaço de produção no Sítio, aprende sobre a produção sem agrotóxicos, tira dúvidas e ouve algumas curiosidades sobre essas frutas, convive com o produtor Jair Galera, degusta frutas deliciosas e muito mais. Tudo isso pertinho da cidade de Mucugê.

Sítio Frutas Vermelhas - (Mucugê – BA)
No Sítio Frutas Vermelhas desenvolvemos um roteiro de experiência onde o visitante não só conhece a roça de frutas vermelhas, como também convive com a família do agricultor, Sr Uvilson, e ainda degusta bolos e tortas produzidas pela Dona Eleide, em um cenário pra lá de encantador.

Fazenda Floresta (Ibicoara – BA)
Na fazenda Floresta, de Sr Nelson e seus filhos, é produzido o premiado café Serra do Sincorá. Nela desenvolvemos um roteiro que é uma verdadeira aula sobre a agricultura orgânica e biodinâmica. Sr Nelson é um profundo conhecedor da agricultura orgânica e produz, na própria fazenda, todos os insumos necessários ao cultivo do café. Nesse roteiro, o visitante é convidado a refletir sobre as práticas produtivas que, em nome de uma maior produtividade, agridem o meio ambiente. Na Fazenda Floresta a natureza e a produção agrícola caminham juntas em uma afinada sinfonia de sustentabilidade ecológica, social e econômica.
 
Fazenda Divino Espírito Santo (Piatã-BA)

A Fazenda Divino Espírito Santo, produtora do Café Gourmet Piatã, premiado e exportado para os quatro cantos do mundo, fica em Piatã, cidade localizada em um alinda região da Chapada Diamantina. Para Michael e sua família, desenvolvemos uma apresentação do café com degustação e aula sobre o café gourmet, que pode ser realizada em cafeterias, hotéis, mercados e delicatessens. Esse encontro é suficiente para que os participantes não aceitem mais tomar café de baixa qualidade, elevando o padrão de exigência do consumidor, que se torna comprador de cafés de qualidade.

Espaço Gourmet Fazenda Produtiva (Ibicoara – BA)
A fazenda produtiva, de Sonderman e Ana é um exemplo de união de duas pessoas com expertises muito especiais para produzir encontros de pessoas felizes. Sonderman é um exímio agrônomo, construtor de florestas, especialista em agricultura biodinâmica, músico requintado e muito, muito exigente. Ana é uma chef de cozinha de mão cheia. Só de lembrar da arrumação dos pratos, das saladas de flores pancs comestíveis, do aroma de comida deliciosa, já dá água na boca. Nessa fazenda a Cria Rumo desenvolveu um passeio pela roça orgânica e biodinâmica com uma refeição primorosa. Ao término da refeição o sortudo visitante pode e deve comprar geleias, doces e o fantástico café Fazenda Produtiva.

Comunidade Terramater (Ibicoara -BA)
A Terramater é uma fazenda produtora de café de altíssima qualidade, sob a batuta do agrônomo Adeodato, um dos primeiros produtores de agricultura biodinâmica da região. Juntamente com sua esposa, Dona Telma, organiza um receptivo altamente sensível, que possibilita um contato com a natureza muito especial e diferenciado. Na Terramater, o roteiro inclui hospedagem e um jantar de pizzas deliciosas feitas na hora em forno a lenha por Dona Telma.

Fazenda Matos- (Ibicoara – BA)
A Fazenda Mattos é uma grande produtora de café, onde desenvolvemos um roteiro no cafezal com muita informação sobre a cafeicultura, um contato super interessante com a produtora Tadeane e a degustação do café gourmet Igaraçu, produzido na fazenda.

Reserva da Jaqueira (Porto Seguro – BA)
O roteiro turístico da reserva indígena da Jaqueira leva visitantes para uma imersão e convivência numa autêntica experiência étnica indígena, com formatação de um dia realizando atividades cotidianas da tribo. Faz pensar sobre o tipo de colonização que tivemos no Brasil, repensar nossos costumes da cidade grande, e entender melhor como vivem os índios que ainda vivem no Brasil. Ninguém sairá dessa experiencia da mesma forma que entrou!
 
Promar – (Mar Grande/ Jiribatuba – BA)
Fruto de um curso promovido pela Promar, em parceria com a Petrobras, para a formação de monitores de turismo, foram desenvolvidos dois roteiros. O de Jiribatuba, na contra costa da Ilha, inclui uma trilha no manguezal e um roteiro de barco, com paradas para visitação de locais de beleza exuberante e banhos de mar e de cachoeira à beira mar. O segundo roteiro inclui passeio petonal em Mar Grande, pela maré baixa, visualizando a flora e a fauna marinha. Esses roteiros na ilha de Itaparica envolvem história, natureza e muita diversão.

Fly Tour- Cervejando por Aí (Lauro de Freitas – BA)
Na onda das cervejas artesanais, desenvolvemos um roteiro pelas mais interessantes cervejarias da Bahia, localizadas em Lauro de Fretas, cidade ao lado de Salvador e do aeroporto internacional. Nessa experiencia o visitante vai degustar diversas cervejas, entender as diferenças entre cada uma delas e se divertir muito. Tudo isso totalmente seguro, em van exclusiva e muita alegria, que não pode faltar em roteiros de cervejarias.

Quintal do Mestre Zuca (Mata de São João – BA)
Experiência na Reserva da Sapiranga que inclui imersão nos conceitos da agricultura familiar, pesca artesanal, ervas medicinais, além de curiosidades da fauna e da flora local. Mestre Zuca, como o nome já diz, é um mestre popular, cheio de conhecimentos, que orienta o roteiro no qual o visitante vai se encantar com a exuberância da Mata Atlântica, fazeres e saberes desse Mestre com M maiúsculo.

Lili Almeida – A Rota do Acarajé (Salvador – BA)
Uma das mais espetaculares demonstrações da cultura baiana é a Feira de São Joaquim. Pouco aproveitada turisticamente, é exatamente nela que se inicia a Rota do Acarajé, com a chef Lili Almeida. Ali o visitante vai comprar os ingredientes para produzir o verdadeiro acarajé, com toda a essência da cultura baiana. Na Feira, o visitante vai descobrir as coisas da terra, que muitas vezes, nem mesmo o baiano conhece em profundidade. ‘Ser baiano é se entender na Feira de São Joaquim e aqui sentir o seu verdadeiro sentimento de pertença’, afirma Rejane Mira, turismóloga e sócia da Cria Rumo. Esse roteiro, pra lá de porreta, culmina no restaurante Casa da Dona Lili, onde os visitantes produzem e comem muito acarajé com os ingredientes que compraram na Feira de São Joaquim, tudo sob a orientação da chef Lili.

As experiências brevemente descritas acima foram desenvolvidas pela equipe da Cria Rumo Consultoria, em projetos contratados pelo SEBRAE, sempre com a participação dos empresários dos negócios citados.

Carregando...