O Plano de Ação para o Desenvolvimento do Turismo Étnico-Afro em Salvador é a conclusão de um projeto participativo para a definição de ações que visam aproximar o segmento de empreendedores negros, especialmente mulheres, disponibilizando produtos e serviços que compõem o que há de mais significativo na produção cultural e experiências turísticas na cidade, de modo a ampliar a oferta de trabalho, emprego e renda. O projeto foi desenvolvido a partir do edital promovido pela Prefeitura Municipal de Salvador, com recursos oriundos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), em que o Consórcio Cria Rumo Arandas foi vencedor.

A partir de um apanhado histórico sobre a origem e composição racial de Salvador, onde atualmente mais de 80% de soteropolitanos se declaram negros, o Consórcio desenvolveu uma metodologia participativa que buscou contemplar as falas das pessoas mais interessadas no desenvolvimento dos setores que contemplam o Turismo Afro: os produtores de cultura negra na cidade.

Para tanto, foi realizado um encontro com suas principais lideranças, que reuniu 90 líderes, além de oficinas participativas com 102 agentes do Turismo Étnico Afro de Salvador nos territórios foco – Pelourinho, Liberdade, Rio Vermelho, Itapuã e Curuzu. Também foram realizadas 44 entrevistas individuais com personagens-chave da cultura negra soteropolitana, como líderes religiosos, artistas visuais, músicos, dançarinos, cozinheiras, empreendedoras do ramo da moda, empresários, executivos do poder público, pesquisadores acadêmicos, dentre outros. Em pesquisa de campo com ambulantes, baianas, capoeiristas, vendedores, trançadeiras e turbanteiras, foram consultados 227 indivíduos. A partir dos dados coletados, elaborou-se o Diagnóstico Sobre o Turismo Étnico-Afro (TEA) em Salvador, documento que embasou os direcionamentos e a determinação das ações que integram este Plano. Para validação do Diagnóstico, uma Oficina pública foi realizada no Hub Salvador e contou com a participação de 42 pessoas. Por fim, um grupo focal contou com a presença de 10 especialistas de expressão significativa no contexto afro de Salvador que pré-validaram as ações que integram este Plano.

O Diagnóstico que embasa o Plano sintetiza os anseios da população que constrói as culturas negras na cidade, pensando quais são as características mais expressivas da capital baiana que podem ser aproveitadas, como produtos e serviços do Turismo Afro, além das principais oportunidades e dificuldades do setor. Assim, foi possível detectar o que tem sido produzido e o que precisa ser aperfeiçoado para impulsionar os afroempreendedores, dentro do mercado do turismo soteropolitano.
Além disso, o documento gerado a partir deste projeto apresenta uma análise sobre a Cadeia de Valor do segmento, buscando compreender as diversas etapas de produção de atividades econômicas e simbólicas do TEA. Esse estudo aferiu questões como idade, cor e média de renda dos trabalhadores, além de servir como base para a delimitação de estratégias para qualificar e aumentar o número de atividades, ampliando a renda e o acesso ao lucro para essas pessoas. O capítulo referente às Tendências do Turismo apresenta uma análise do contexto do Turismo Afro na cidade de Salvador, observado as principais possibilidades a serem desenvolvidas a partir do mercado mundial do turismo.

Por fim, foram apresentados quatro Eixos Estratégicos para o desenvolvimento do Turismo Afro Salvador, assim como as ações a serem implementadas. A partir dessas diretrizes, a Prefeitura de Salvador poderá desenvolver editais específicos para contratação de empresas capacitadas para implementar cada um dos Eixos estratégicos definidos no projeto.

A Cria Rumo e a Arandas Marketing acreditam no caráter inovador que este Plano possui e no quanto as ações propostas irão fortalecer o turismo em Salvador por meio do crescimento do segmento afro, melhorar a qualidade de vida da população afrodescendente e, consequentemente, reduzir a desigualdade a partir do aproveitamento de elementos genuínos da nossa cultura soteropolitana.

Carregando...