Esse Plano teve como objetivo desenvolver e articular o turismo local, com base no respeito ao meio ambiente e à cultura local e com foco na micro e pequena empresa. O processo de planejamento para a elaboração do Plano Estratégico de Turismo se deu em três fases: Diagnóstico, Definição de Estratégia e Plano de Ação. Na fase de Diagnóstico foram consultados diversos documentos existentes sobre o turismo da Chapada Diamantina e, especificamente, de Andaraí. Além dos documentos analisados, foram realizadas entrevistas com atores locais, tanto em Andaraí como no distrito de Igatu. Foram feitas visitas técnicas aos principais atrativos do município e das proximidades e ainda foi realizada uma oficina de levantamento diagnóstico com a presença de empresários, representantes do poder público local e da sociedade em geral. Na fase de Definição Estratégica mais uma oficina foi realizada com o objetivo de discutir as alternativas estratégicas para o turismo do município. Por fim, na fase de Plano de Ação, uma oficina, em Igatu, foi realizada para discutir a versão preliminar do Plano e definir as ações estratégicas, seus responsáveis e prazos necessários. Com todas essas informações coletadas, foi elaborado o Plano de Desenvolvimento Turístico do Município de Andaraí, com o qual se acredita que o turismo do município pode crescer em quantidade e qualidade do fluxo de visitantes, gerando renda e ocupação para a comunidade local, de forma responsável social e ecologicamente.

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