O Plano Estratégico de Marketing Turístico da Costa do Cacau propôs estratégias de posicionamento mercadológico para o desenvolvimento do destino e dos seus municípios, sendo composto de duas fases: Diagnóstico e Estratégia. O Diagnóstico apresenta uma análise da situação atual do destino, das tendências do turismo local, nacional e mundial, um levantamento de dados qualitativos sobre oferta e demanda presente, a identificação de segmentos, público-alvo e mercados atendidos atualmente. A Estratégia é composta de Visão de Futuro, Princípios e Valores, Objetivos e Metas, o posicionamento estratégico da região, definição de produtos, segmentos, público-alvo e mercados. A metodologia aplicada foi baseada na pesquisa de gabinete, atividades de campo, entrevistas e oficina com os empresários e lideranças locais. O trabalho de gabinete fundamentou-se em documentos com informações e análise do destino. As atividades de campo tiveram a finalidade de levantar dados e identificar oportunidades, potencialidades, ameaças e fragilidades que foram comparadas com a realidade do mercado e tendências turísticas no cenário nacional e internacional. Foi realizada uma oficina para identificação das percepções do trade turístico, comunidade e representantes do poder público. Além disso, foram realizadas entrevistas qualitativas com a oferta e a demanda turística, experimentação dos serviços turísticos e visita técnica aos principais atrativos. Dessa forma, este Plano Estratégico de Marketing Turístico da Costa do Cacau representou um novo estímulo a partir de diretrizes estratégicas e prioridades para o desenvolvimento do setor.

Carregando...