Esse plano estratégico de marketing turístico teve como objetivo definir decisões estratégicas para o marketing do destino turístico de Imbassaí, localidade pertencente ao município de Mata de São João. O trabalho foi realizado em parceria entre os empresários locais, a Associação dos Comerciantes de Imbassaí - ACI, a Prefeitura Municipal de Mata de São João através da Secretaria de Turismo e o SEBRAE. O processo de planejamento para a elaboração do Plano de Marketing de Imbassaí se deu em três fases: Diagnóstico, Definição de Estratégia e Plano de Ação. A fase de Diagnóstico foi realizada com a consulta a dados secundários e visitas de campo. Foram feitas entrevistas qualitativas com lideranças comunitárias e políticas e empresários locais e pesquisa quantitativa com visitantes nacionais e estrangeiros. Além disso, foram realizadas reuniões e oficina participativa de diagnóstico de marketing. Na fase de Definição Estratégica foram realizadas reuniões e oficinas participativas com lideranças, empresários e representantes do poder público. Nessa fase foram definidos os principais pontos para o direcionamento estratégico do turismo no destino, como visão de futuro do turismo de Imbassaí, objetivos, diferenciais competitivos, os segmentos prioritários de oferta e demanda, entre outros. A fase do Plano de Ação foi realizada a partir das ações necessárias a curto e médio prazo, para solucionar questões identificadas no processo de planejamento. Também nessa fase a participação da comunidade, empresários e representantes do poder público em parceria foram valorizadas pela metodologia utilizada.

Carregando...