A Bahia turística se encontra no Salão

Estive essa semana visitando o Salão Baiano de Turismo, evento organizado pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, no Centro de Convenções. Este ano, além do próprio Salão, aconteceu a BNTM, uma das maiores feiras comerciais do turismo brasileiro.

O Salão Baiano de Turismo é um grande momento de encontro entre profissionais das zonas turísticas da Bahia. Ele é formado pela área dos stands, pelo Núcleo do Conhecimento e pelas rodadas de negócios. Nele estão representadas as prefeituras dos municípios turísticos, diversas empresas e algumas associações aderentes ao turismo dos quatro cantos do estado, tornando-se ponto de encontro de prefeitos e secretários de turismo, empresários e consultores do setor, que vêm interagir livremente, discutir o turismo das regiões da Bahia, fazer negócios e rever amigos. A Bahia turística se encontra no Salão.

Como eu acredito que as críticas construtivas sempre devem ser feitas, não posso deixar de falar que achei o Salão do ano passado mais bonito e inovador do ponto de vista da arquitetura de entretenimento. Entendo ainda que os participantes mereçam restaurantes mais bem estruturados e que os banheiros do Centro de Convenções são sofríveis. No mais é só elogio.

Os empresários filiados à Abeta eram um só sorriso. O stand da Associação com a parede de escalada foi o mais procurado, sobretudo pelos jovens e afeitos à adrenalina das alturas. Nas rodadas de negócios, mais uma vez o segmento de turismo de aventura, representado por empresas como a D’Aventura e a Venturas e Aventuras, fez ótimos acordos e contatos comerciais. Por falar em turismo de aventura, as empresas da Bahia são muito bem qualificadas e certificadas quanto à aventura segura. Dica: para isso, o visitante deve procurar empresas filiadas à Abeta.

Outra parte muito procurada foi o Núcleo do Conhecimento. Palestras sobre Cama & Café, Produção Associada ao Turismo e sobre a Ponte Salvador-Itaparica foram freqüentadas por profissionais do ramo e pessoas interessadas nos temas.

Por fim, a BNTM, principal feira de turismo do Nordeste, aconteceu com a presença de todos os estados da região e diversos fornecedores e compradores nacionais e internacionais, expondo e negociando nas rodadas. Fora o calor do Centro de Convenções, que é pra matar até sertanejo velho, a BNTM aconteceu como de costume. Muitos negócios firmados e, sobretudo, muitos contatos para negócios futuros.

O conceito do Salão Baiano de Turismo é perfeito. Pode e deve passar por ajustes, ano a ano, mas, sendo justo, a Setur criou um evento sensacional para o turismo da Bahia.

E tem mais: a maquete da Bahia é linda!


Leia mais


Editorial, 24.MARÇO.2014 | Postado em Geral
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...